Especialidades

Implantodontia

Se você tem um dente com fratura ou carie extensa, que necessita ser extraído, o implante dentário pode ser colocado no momento seguinte a extração deste dente. No entanto, este procedimento deve ser evitado caso haja algum tipo de infecção neste mesmo dente.

A grande vantagem deste procedimento, além de reduzir o tempo final de conclusão do tratamento (pode-se colocar a prótese dentária na mesma sessão que se coloca o pino de titânio), é o de manter o mais natural possível as estruturas que circundam os dentes (gengiva e osso).

Odontologia Cosmética

A Odontologia Cosmética é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência facial. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo.

Muitos dos tratamentos odontológicos podem ser considerados estéticos. As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos seus dentes naturais.

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, distúrbios da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas o dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

O Problema:

  • Dentes tortos prejudicando a aparência do sorriso
  • Mordidas desalinhadas, dificultando a mastigação

O Tratamento:

Nós oferecemos diversos tratamentos ortodônticos, incluindo os tradicionais aparelhos fixos/móveis e os estéticos (de porcelana). Existem diversas alternativas e cada caso é personalizado.

Tipos de Aparelhos:

  • Aparelho metálico
  • Aparelho de Porcelana

Periodontia

O que é gengivite?

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.

Você pode prevenir a gengivite pela:

  • A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
  • Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
  • Ir ao dentista regularmente.

Tratamento das estruturas de suporte (ossos) e proteção (gengiva e mucosa) dos dentes.

O Problema:

  • Retração gengival
  • Sangramento gengival
  • Doença gengival

O Tratamento:

Os tratamentos periodontais são diversos e vão desde a prevenção da doença gengival até enxertos gengivais.

Tratamento Endodôntico

O Problema:

  • Dentes infectados ou doentes devido a cáries ou fraturas
  • Dor de dente crônica em contato com líquidos quentes ou frios
  • Dor por pressão na mordida

O Tratamento:

Dentro de cada dente há uma polpa que contém nervos e suprimento de sangue para os dentes. Quando a polpa é infectada por cárie ou alguma fratura, a polpa deve ser removida do centro do dente e dos canais de cada raiz. Uma vez que a polpa é removida, o restante do dente é preenchido com um material especial para obturá-lo.

Todos os dentes que passaram por um tratamento de canal devem ser protegidos por uma restauração ou coroa.

Vantagens:

O tratamento de canal é uma excelente forma de salvar dentes com problemas na polpa.

Alternativas:

A única alternativa é remover o dente doente. No entanto, isso levará a um implante ou uma prótese fixa. Essas soluções são mais caras do que o tratamento de canal, e eles não terão o mesmo resultado de manter seus dentes naturais.

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Implante sem corte

O implante sem corte é o que há de mais moderno no ramo de implantodontia. E a Implante Rio tem o orgulho de disponibilizar profissionais especializados nesta técnica com alto gabarito e experiência no assunto.

Trata-se de técnica inovadora que permite a colocação de um implante dentário sem corte na gengiva do paciente. Toda a cirurgia é montada antes no computador, a partir de uma tomografia computadorizada da arcada dentária do paciente e de softwares especialmente desenvolvidos para esse fim.

O procedimento é feito com ampla segurança numa cirurgia muito menos traumática para o paciente, proporcionando enorme conforto e bem-estar.