fbpx

É a especialidade na Odontologia que cuida das Extrações Dentais, e procedimentos nos tecidos moles da boca. Nestes últimos, podemos incluir por exemplo:
As frenectomias labiais ou linguais: a remoção do freio labial é indicada, por exemplo, como auxiliar no tratamento de Ortodontia, para o fechamento de diastemas (dentes separados).

Biópsia: quando há presença de alguma lesão na mucosa bucal, o Dentista faz a remoção e envia ao laboratório para análise. Remoção de hiperplasias gengivais e regularização de rebordo ósseo: um tratamento prévio á colocação de próteses. Cirurgias periodontais como auxiliar no tratamento de raspagem, ou as estéticas para, por exemplo, aumentar o tamanho dos dentes no sorriso.

As extrações dentais podem ser simples ou:

De dentes Inclusos: Quando o dente por alguma dificuldade não consegue erupcionar (nascer). Este fato é visto pelo Raio-X e ocorre muito com os terceiros Molares (dentes do siso). O dentista precisa removê-lo através de uma pequena cirurgia feita em consultório.

De fragmentos: quando alguma parte do dente (raíz) fica presa dentro do osso ou gengivas.

Tumores: Odontomas por exemplo. Dentes supranumerários e extranumerários.

Por que realizar esse tratamento?

Dentes infectados (destruídos por cáries ou doença periodontal) ou fragmentos dentais são considerados focos infecciosos na boca. Além de dor e inchaço local, esta infecção poderá propagar-se para o organismo levando á quadros graves de doenças sistêmicas. A não remoção de dentes inclusos também pode levar á formação de cistos e tumores.

Como será meu tratamento?

Em qualquer cirurgia o cirurgião fará uso de anestesias locais e, às vezes, de medicamentos para controlar a ansiedade do paciente, muito comum nesta especialidade. Após a cirurgia, o local receberá uma sutura (pontos), que deverá ser removida em torno de sete dias. Neste período, dependendo do caso, o paciente poderá fazer uso de analgésicos e/ou antibióticos. A higienização da área deve ser feita com cuidado.