O que é placa de mordida?

A placa de mordida, ou placa miorrelaxante, é um aparelho em acrílico que é colocado sobe os dentes para evitar desgaste dental devido ao hábito de apertar e ranger os dentes, conhecido por bruxismo.

Por que fazer esse tratamento?
• Proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam bruxismo (hábito de ranger os dentes).
• Aliviar as articulações têmporo-mandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida.
• Induzir o relaxamento da musculatura.

Como será feito meu tratamento?
É realizada a moldagem dos dentes e enviado para o laboratório de prótese confeccionar a placa em acrílico ou silicone. Apesar da placa de silicone ser mais confortável, é menos efetiva, seus efeitos menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias e podem causar mau cheiro. Portanto a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos. Assim que sua placa estiver pronta, uma nova consulta será agendada para realizar os ajustes necessários.

E se eu não fizer o tratamento?
As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia). Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra.