Novidades

Laserterapia

A palavra LASER significa light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria ‘luz amplificada pela emissão estimulada de radiação’. O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante. Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.

Leia Mais >>

Enceramento Diagnóstico e Mock Up

O planejamento inicial nos tratamentos odontológicos tem fundamental importância na busca dos melhores resultados estéticos e funcionais de um sorriso. Portanto, é necessário que o profissional utilize de técnicas que permitam a execução dos trabalhos com uma maior previsibilidade de resultados e com máxima preservação da estrutura dental.

Leia Mais >>

O que é endodontia/tratamento de canal?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Leia Mais >>

O que é periodontia?

Periodontia é a área da Odontologia que estuda a gengiva. A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias e o tratamento mais eficaz é a raspagem, visando a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. Por que realizar um tratamento de periodontia? •Remoção de placa bacteriana e cálculos dentários; •Diminuição do grau de infecção bucal; •Salubridade dos tecidos;

Leia Mais >>

O que é selante?

É uma película protetora aplicada sobre os sulcos dos pré-molares e molares. Por que fazer esse tratamento? A aplicação do selante é um excelente recurso para a prevenção de cáries. Ele age como uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle de placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies desenvolverem cáries. Como será feito meu tratamento? • A aplicação leva poucos minutos.

Leia Mais >>

O que é radiografia panorâmica?

Um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças dos doentes e dos ossos da face. Por que realizar esse tratamento?

Leia Mais >>

O que é placa de mordida?

A placa de mordida, ou placa miorrelaxante, é um aparelho em acrílico que é colocado sobe os dentes para evitar desgaste dental devido ao hábito de apertar e ranger os dentes, conhecido por bruxismo. Por que fazer esse tratamento? • Proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam bruxismo (hábito de ranger os dentes). • Aliviar as articulações têmporo-mandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida. • Induzir o relaxamento da musculatura.

Leia Mais >>

O que é aplicação de Flúor?

O flúor é importante na formação dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio. Para a prevenção da cárie é preciso ter o flúor presente de forma constante no meio bucal. Por que fazer a aplicação de Flúor? A aplicação do flúor é importantíssima, pois deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie. Como será feito a aplicação de Flúor?

Leia Mais >>

O que é enxerto?

Por perderem os dentes ao longo dos anos, é comum as pessoas perderem também os ossos alveolares, que sustentam o dente perdido. Em consequência disso, a gengiva também diminui. Para sanar esse problema, pode-se recorrer a enxertos ósseos ou de tecido gengival. O cirurgião-dentista, para o enxerto, pode retirar ossos de uma área apropriada (mandíbula, por exemplo) do próprio paciente ou utilizar material comercializado para esta finalidade. • Enxerto Autógeno • Enxerto Ósseo Por que realizar esse tratamento?

Leia Mais >>

Documentação ortodôntica

Documentação ortodôntica é um conjunto de exames (radiografias, fotografias intra e extrabucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas e de modelos computadorizados) cuja finalidade é proporcionar uma visão abrangente do paciente, permitindo maior detalhamento no exame do caso inicial. Por que realizar a documentação ortodôntica?

Leia Mais >>

O que é dentística (restauração)?

Dentística Restauradora é a área da Odontologia que recupera a forma e a função dos dentes afetados por cárie ou trauma através de restauração e reconstrução. Também atua na modificação de contorno de dentes para ajustes estéticos. Os dentistas utilizam materiais como resina, que é da cor do dente. Dificilmente os dentistas utilizam amalgama. Por que realizar a restauração? • Eliminar a doença cárie. • Recuperar o formato dos dentes. • Melhorar a aparência. Como será a minha restauração?

Leia Mais >>

O que é cirurgia?

O que é cirurgia? É a especialidade na Odontologia que cuida das Extrações Dentais, e procedimentos nos tecidos moles da boca. Nestes últimos, podemos incluir por exemplo: As frenectomias labiais ou linguais: a remoção do freio labial é indicada, por exemplo, como auxiliar no tratamento de Ortodontia, para o fechamento de diastemas (dentes separados).

Leia Mais >>

Sensibilidade dentinária

O que quer dizer ter dentes sensíveis? A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários, que fica na dentina.

Leia Mais >>

O que são próteses parciais e totais?

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou móveis. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Leia Mais >>

O que são implantes dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Leia Mais >>

Implantes dentários

A melhor opção para a substituição de dentes ausentes ou dentes que estão muito destruídos, são os implantes dentais, que oferecem conforto e estabilidade e, em virtude do dente artificial que ele suporta, é a restauração que mais se aproxima de um dente natural.

Leia Mais >>

Diabetes e saúde bucal

Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.

Leia Mais >>

Dentes sensíveis: o que causa?

Provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente às vezes é uma experiência dolorosa para você? Escovar ou passar fio dental faz você estremecer de vez em quando? Se a resposta for positiva, você tem um problema chamado "dentes sensíveis". Cáries dentárias e dentes fraturados podem causar dentes sensíveis. Mas se seu dentista descartou esses problemas, esmalte dental desgastado, dente fissurado ou uma raiz exposta podem ser a causa.

Leia Mais >>

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland, que recomendam que após a menopausa as mulheres consultem o dentista para limpezas até quatro vezes por ano.

Leia Mais >>