fbpx

O planejamento inicial nos tratamentos odontológicos tem fundamental importância na busca dos melhores resultados estéticos e funcionais de um sorriso. Portanto, é necessário que o profissional utilize de técnicas que permitam a execução dos trabalhos com uma maior previsibilidade de resultados e com máxima preservação da estrutura dental.

O enceramento diagnóstico é essencial para o planejamento e diagnóstico de um sorriso harmonioso e serve como excelente forma de mostrar aos pacientes as modificações que poderão ser realizadas, auxiliando nas simulações (Mock-up) antes de se iniciar o tratamento, serve de guia para confecção de restaurações, preparos, provisório para coroas/facetas de cerâmica e na comunicação com os técnicos em prótese dental.

A palavra “Mock-up” quando traduzido da língua inglesa, significa “maquete” ou “modelo”. Em Odontologia, podemos dizer como um “ensaio restaurador” e permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento sem que nenhum desgaste dentário seja realizado.

O paciente visualizará os resultados decorrentes da alteração de forma e cor dos seus dentes, e possibilitará ao profissional avaliar o resultado do enceramento diagnóstico integrado às demais referências estéticas presentes, como linha média, linha alta do sorriso, posicionamento dental com relação aos lábios superior e inferior, etc. Podendo ainda, servir de guia cirúrgico em gengivoplastias, neste caso realizamos o Enceramento cirúrgico.

Para a confecção do Mock-up necessitamos de uma moldagem inicial bem realizada para obtenção dos modelos de estudo, nos quais será realizado o enceramento diagnóstico, que é nada mais nada menos que uma “cirurgia” no modelo de gesso. Realizado o enceramento diagnóstico, faz-se um guia de transferência, que levará à boca do paciente um tipo de resina que será utilizado . O Mock-up poderá ser utilizado quando da alteração da forma dos dentes, diastemas, em dentes com desgaste, sendo possível nos casos em que apenas um aumento do volume dental é necessário.

Desta forma, com o Mock-up realizado, o paciente poderá ir embora e mostrar ao seu par, familiares e amigos, e colher informações destas pessoas podendo ser modificado conforme os seus critérios de estética e planejar o plano de tratamento.